Corporate Governance

As regras e estrutura de governo da GNB - Companhia de Seguros, S.A. foram definidas com o objetivo de garantir uma governação responsável orientada para a criação de valor, transparência e valorização dos clientes.

Mesa da Assembleia Geral

A Assembleia Geral de Acionistas, que reúne pelo menos uma vez por ano, em sede de Assembleia Geral Anual de Acionistas, tem por principais competências proceder à eleição dos órgãos sociais, deliberar sobre o relatório de gestão, as contas do exercício e a distribuição de resultados.

Conselho de Administração

A gestão da sociedade é assegurada por um Conselho de Administração composto por nove administradores designados por quatro anos, sendo permitida a reeleição dos respetivos membros.

Comissão Executiva

Conselho de Administração delega a gestão corrente da sociedade numa Comissão Executiva constituída por três dos seus membros, um presidente executivo, um administrador responsável pela área financeira e um administrador responsável pela área operacional e organizativa, que reúne pelo menos uma vez por mês e sempre que convocada por qualquer dos seus membros.

Conselho Fiscal

A função de fiscalização interna da GNB Seguros é atribuída ao Conselho Fiscal, composto por três membros efetivos e um suplente.

Revisor Oficial de Contas

A fiscalização externa da companhia é assegurada pelo revisor oficial de contas e auditor externo da GNB Seguros, a Price Waterhouse Coopers e Associados – Sociedade de Revisores Oficiais de Contas, Lda, bem como pela autoridade de supervisão a que a GNB Seguros está sujeita, a ASF - Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.